quarta-feira, 19 de maio de 2010

SUB-10 – Participação no II Torneio Zé Artur – Classificação Honrosa

Na manhã do passado sábado 15 de Maio, a equipa de SUB-10 do C. C. R. D. Moçarriense participou no II Torneio Zé Artur, em Vila Chã de Ourique, organizado pelo clube local, o Estrela Futebol Clube Ouriquense. Com uma boa organização, um público caloroso e vibrante fez aquecer um dia ventoso e meio cinzento, numa boa jornada desportiva e de confraternização. Está de parabéns, a organização do Estrela!

No campo desportivo, participaram o E. F. C. Ouriquense (clube anfitrião), o C. C. R. D. Moçarriense, o G. D. Samora Correia e o S. L. Benfica. O Torneio baseava-se num mini-campeonato, todos-contra-todos, em partidas de 25 minutos, com duas partes de doze minutos e meio cada.

O primeiro jogo opôs o Ouriquense ao Moçarriense. Um jogo "impróprio para cardíacos": o Moçarriense abriu o marcador com um golo do capitão Fred, mas o Ouriquense reagiu, deu a volta ao marcador e chegou aos 3-1. Mas os nossos jogadores não se deixaram abater e com mais um golo do Fred e outros dois do Tiago Santos voltaram a colocar a nossa equipa na frente do marcador, já bem perto do final da partida. Vitória do Moçarriense por 4-3.


No segundo jogo, o Benfica jogava com o Samora Correia. Os encarnados chegaram fácilmente aos 2-0, mas o Samora Correia mostrou que, frente aos grandes, os pequenos por vezes agigantam-se e fazem coisas incríveis: esta equipa, cheia de garra e espírito de entreajuda, deu a volta e marcou três golos ao Benfica, que se viu em grandes dificuldades para empatar o jogo. Resultado final: 3-3.

No terceiro jogo, o Ouriquense defrontou o Samora Correia. Um jogo "durinho" para "homens de barba rija", com alguns lances que fizeram doer até a quem assistia da bancada… viril, mas sem violência! O Samora Correia esteve uma sombra da equipa defrontou o Benfica e acabou por perder o jogo por 3-1.

O quarto jogo opôs o Moçarriense e o Benfica. Os nossos jogadores entraram algo receosos, como que se as camisolas e o nome do adversário lhes fizessem tremer as pernas e o discernimento. Mas tratavam-se apenas de miúdos como eles, e os nossos pequenos a pouco e pouco começaram a mostrar que também sabiam jogar à bola… encostaram o Benfica "às cordas" e já na segunda parte, uma jogada de entendimento brilhante, foi coroada de êxito pelo Fred, colocando o Moçarriense na frente do marcador. Pouco depois, podia ter sido ampliada a diferença, mas, como se diz no futebol, "quem não marca, arrisca-se a sofrer", e o Benfica chegou ao empate ao minuto 28. Dois minutos depois, quando já há muito se pedia o final da partida, o Benfica marca o seu segundo golo, ao minuto 30; e ao minuto 32, acabou finalmente a partida. Sete minutos de desconto, que são dificilmente explicáveis, e abalaram psicologicamente os nossos jogadores, pois eles mereciam outro resultado – opinião unânime de quem estava nas bancadas a assistir ao jogo. Resultado final: 2-1 para o Benfica. Fica o registo da excelente exibição e dois lugares comuns do futebol: não há vitórias morais, e o jogo só acaba quando o árbitro apita para o final… mesmo que o seu relógio esteja avariado…

No quinto jogo, o Ouriquense jogou contra o Benfica. Talvez embalados pelo resultado do jogo anterior, os jogadores do Benfica mostraram, só neste jogo, a sua diferença, acabando por castigar a equipa do Ouriquense por 5-1, dominando completamente a partida de princípio ao fim, e onde podiam, até, ter feito muitos mais golos, tantas as oportunidades desperdiçadas. Síndrome de contágio dos séniores? Quem sabe… Com esta vitória, o Benfica assegurou, desde logo, a vitória no torneio.

No último jogo, o Moçarriense precisava apenas de um empate frente ao Samora Correia para conseguir o segundo lugar no torneio. Mas os nossos jogadores acusaram em demasia a derrota frente ao Benfica, e, apesar de o Tiago Santos ter colocado o Moçarriense na frente do marcador, o cansaço e o desânimo tomaram conta dos nossos jogadores, que deixaram o Samora Correia dar a volta ao marcador. Eles bem tentavam reagir, mas era já mais com o coração do que com a cabeça, e nada saía bem. Resultado final: vitória do Samora Correia por 2-1.


No final do Torneio, ficou assim ordenada a classificação:

1º Lugar: Sport Lisboa e Benfica

2º Lugar: Grupo Desportivo de Samora Correia

3º Lugar: Centro de Cultura Recreio e Desporto Moçarriense

4º Lugar: Estrela Futebol Clube Ouriquense



Jogaram pelo Moçarriense:

1ª fila, da esquerda para a direita: Vasco Andrade, Duarte Silva, Tiago Santos, Petrick Correia, Bernardo Colaço e Pedro Faia;

2ª fila, da esquerda para a direita: Bernardo Coelho, Guilherme Batista, Carlos Fernandes, Diogo Vieira, Frederico Carreira (Fred) e Miguel Correia.

Equipa técnica: Ricardo Santos e Rui Tanqueiro.

Sem comentários: